quarta-feira, 10 de maio de 2017

10 DE MAIO: DIA DO COZINHEIRO


Maravilha de profissão! Com todo carinho, amor e dedicação constante,m o cozinheiro exerce sua profissão transformando alimentos brutos em ricas e deliciosas iguarias para nós, para os mais diversos gostos e sabores, seja no Brasil seja em todo o mundo.
Muitos se aventuram na cozinha; eu sou uma delas. Nós temos uma atração pale cozinha, inventando e reinventando pratos e “gostosuras” para a família e os amigos. Mas, o cozinheiro é especial: ele não conhece qual pessoa irá saborear seus pratos; ele prepara aquelas “maravilhas” para todos aqueles que fazem da refeição um momento próprio de tranquilidade e de apreciação.
O cozinheiro (a) é uma pessoa que motiva-se sozinho, trabalhando na cozinha (até tarde da noite, de Domingo a Domingo), em meio a fumaça, barulho de pratos e panelas ferventes. Mesmo assim, ele tem a cozinha como seu “laboratório”, rico em “experimentos”, livre para das “asas à imaginação” e satisfazer os nossos paladares - por vezes exigentes, outras vezes não.
Atualmente, há uma infinidade de revistas, sites na internet, livros e programas na televisão sobre culinária. Vocês já puderam observar a agilidade, destreza das mãos dos culinaristas? É algo impressionante! Eu assisto aos programas de televisão para “beber da fonte” e aprender com estes profissionais esta arte milenar e, ao mesmo tempo, muito gostosa... Gosto também de adquirir livros de culinária para preparar pratos variados e, assim, poder desfrutar com minha família diversos temperos e sabores que colocamos nos alimentos.
Se você tem cozinheira em casa ou no trabalho, agradeça de coração por tudo o que ela já fez a ainda faz por você, por sua família e por seus colegas de trabalho. Saiba que pequenos gestos e palavras representam o reconhecimento e valem muito para este profissional.
Se você gosta de cozinhar mas não é profissional, sinta-se também agraciada pelo dom de preparar uma comida bem gostosa, compartilhando suas ideias e carinho com aqueles que ama. Sua família e amigos reconhecem seu valor e agradecem de um modo único e sincero: um sorriso, um afago, uma exclamação de contentamento, um “muito obrigada” ou até “que comida gostosa hoje!”...


Agora se você é cozinheiro (a), muito obrigada por sua dedicação constante em restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, quiosques, enfim, em todos os estabelecimentos deste país. Continue perseverante, motivado, firme e forte nessa vocação tão bonita e para lá de deliciosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário