quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

COMO TER MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS?

Ah! Esse tema é vasto, mas, ao mesmo tempo, direcionado a você, meu amigo estudante.

Independentemente da fase da vida, estamos em contato contínuo com a leitura, com exercícios a fazer,com o lápis/caneta e papel na mão. É claro que na era tecnológica que estamos vivendo, o computador e a internet são ferramentas essenciais aos estudos.

Desde crianças na escola, até jovens e adultos na faculdade, pós-graduação e muitos outros cursos necessários para o aperfeiçoamento nosso, estamos em contato com livros, pesquisas, cadernos, provas, concursos... é uma lista interminável, que eu não ouso colocar um ponto final, e sim "reticências"...

A velocidade com que nos chegam as informações é fenomenal. São artigos, capítulos, assuntos os mais variados e importantes para o bom desempenho em nossos trabalhos, provas e concursos.

Aliás, quero reservar um pouco do seu tempo para conversarmos sobre motivação e relaxamento nos concursos.

Assunto difícil, não é mesmo? Conteúdo programático, período de inscrições prazo curto para o estudo deste conteúdo, data das provas. Mas não é impossível! Aliás, nada é impossível àquele que acredita, que tem determinação e busca, na meditação e na oração, a motivação necessária para alcançar bom êxito em seus empreendimentos.

É preciso, ao fazermos um plano de estudo, incluir antes e após, uns minutinhos para relaxamento. Assim, com a mente equilibrada, vamos assimilar melhor a matéria estudada. Já no dia seguinte, comece com a meditação, faça um resumo mental da matéria esudada no dia anterior, e parta para o novo assunto. Termine com um pequeno relaxamento para alívio das tensões e da ansiedade que, certamente, esse período traz para todos nós.

Cada pessoa tem um ritmo próprio de estudo. Muitos trabalham meio período ou em tempo integral, e só possuem o período noturno para estudar. Não tem problema; faça um planejamento das horas que você quer dispensar aos estudos, com a diferença que, ao término dessas horas, você faça um pouco mais de tempo de relaxamento, para que você possa ter um sono bom e reparador.

Para aqueles que fazem o inverso, ou seja, trabalham à noite e só têm o período diurno para estudar: tome um banho, sinta-se renovado, tome café da manhã, relaxe um pouco e prepara-se para as suas horas de estudo. Por fim, respire fundo e medite para assimilar o conteúdo estudado e pronto! Mais um dia produtivo, em que você equilibrou trabalho, descanso, estudo e lazer (não se esqueça do lazer; se não puder diariamente, pelo menos aos finais de semana, com a família e/ou amigos).

Assim, o estudo é produtivo e, acredito, que você motivado, determinado a alcançar seus sonhos, suas metas, alcançará êxito! Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário