sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A ESPIRITUALIDADE É FORÇA PARA A MOTIVAÇÃO

A espiritualidade ajuda as pessoas e a todas as organizações a estabelecerem ligações, "pontes", entre
o cotidiano e a nossa fé. Acredito muito (e, por isso compartilho esta ideia com vocês) que a fé confere um "tempero" todo especial, transformando a vida com qualidade e um colorido sem igual.
Ao longo dos dias, ao acordarmos, o pensamento divaga sobre "o que farei hoje?", nas inúmeras atividades, decisões importantes, planejamentos. Grande parte das preocupações está no nível operacional, por assim dizer: como resolver problemas, pagar contas, fazer compras, como atender aos clientes que solicitam minha ajuda e orientação, lidar com os colegas de trabalho. Enfim, uma gama de ações que exigem pronta resolução. Alguns poucos pensamentos nos remetem à habilidades profissionais, estratégicas, de como fazer planos de médio e longo prazos. E uma minoria das preocupações assumem a forma de objetivos de longo prazo, pensamento sistêmico, global, com os prós e contras de cada "cenário" que criamos como alternativas, a fim de optarmos pela melhor ação para realiza-las, conscientes década etapa a ser executada, com os riscos inerentes de cada processo. Não é fácil, sei disso. Eu também vivo esta situação todos os meus dias. Mas, amigos, é fato que temos que fazer, diariamente, esta "Lista" mental e realizar, na medida do possível, todo o plano que fizemos para o dia.
Entretanto, neste pensamento sistêmico de que falamos anteriormente, é preciso um pouco de espiritualidade. Como? A dimensão espiritual aprofunda a nossa missão, ao confrontar as motivações do coração até a raiz do nosso ser. A espiritualidade visa oferecer uma busca para o autoconhecimento, o  que se passa efetivamente dentro de nós, para que possamos nos colocar com mais inteireza naquilo que queremos e defendemos tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário