quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O QUE É LIDERANÇA INSPIRADORA?


Todo líder não o é por acaso. Ele deve incorporar o verdadeiro sentido da coerência de ideias; participar de todo o planejamento de algum projeto, incentivando e mobilizando a todos pelo seu exemplo. Para tanto, o líder precisa ser o primeiro a se pôr em serviço, o primeiro a se colocar “na linha de frente”; fatalmente conseguirá colaboradores motivados para a mesma ação.
Não temos controle sobre tudo, inclusive sobre as pessoas com quem convivemos. Em um ambiente de trabalho, lidamos com diferentes personalidades, diferentes mentes (criativas ou não), diferentes “universos interiores|”. Por isso, a importância do autoconhecimento para convivermos com as pessoas, trabalhando e empreendendo juntos visando o objetivo comum. Não adianta querer mudar as pessoas... Acredito, inclusive, que nem você gostaria de ser mudado por outrem sem o seu consentimento, sua vontade, não é mesmo? Então, para que fazer com o outro o que você não gostaria que fizessem com você ?
A essência da mudança nasce em nós, no “como” nós podemos e queremos mudar certos comportamento, certos aspectos em nossa vida. Aí, sim, a partir do momento que fazemos auto-análise do que somos, do que queremos, nossas atitudes renovadas irão irradiar motivação, beleza e firmeza de caráter, contagiando a todos que convivem conosco. A mudança positiva funcionará como uma corrente do bem, da motivação e da realização de grandes coisas, para o próprio bem e o bem-comum.

2 comentários:

  1. As vezes há que nos colocarmos na situação do outro para entendermos que autoritarismo não tem mais vez seja em qualquer relação de convívio.

    ResponderExcluir
  2. Compaixão significa "sofrer com". Assim, podemos concluir que precisamos "irradiar" atitudes renovadas, revigoradas, para juntos, contagiar outros em uma verdadeira "corrente" do bem.

    ResponderExcluir