quarta-feira, 30 de outubro de 2013

VAI COMEÇAR ALGUM NEGÓCIO? MANTENHA A MOTIVAÇÃO!


Acho muito bom e interessante quando as pessoas desejam começar um negócio: seja em casa; seja na internet (empresa virtual); seja como representante; seja em estabelecimento físico (loja, por exemplo). Quando tenho a oportunidade de conversar com os “microempresários”, vejo em seus semblantes um brilho, um vigor traduzido nas palavras, no sentimento e na motivação que têm em falar do seu negócio, do seu sonho realizado.

É claro que, antes de assumir algum empreendimento (todos requerem riscos), é preciso calcular e traçar detalhadamente todas as etapas do negócio. Há que se fazer um “plano de negócio”, em que deve constar a descrição da empresa (mesmo doméstica); quais os produtos que ela oferece; como ela está estruturada e como e vai fazer a propaganda (o marketing). Para muitos, esta propagando é “boca a boca”, o que é ótimo e muito válido!

Independentemente do negócio a realizar, é necessário ter em mente todos os princípios que estamos conversando neste blog, todos os dias: ter objetivos claros; ter em mente a imagem certa do que se quer; ter motivação e convicção do que é importante; foco neste sonho a realizar; ter os valores bem fixos no coração e no agir. Com estes “norteadores”, você, com certeza, terá muito sucesso. Não desista do sonho; haverá momentos em que você pensará em desistir, o lucro é de médio e longo prazos (tenha isso em mente!). Pense antes em todo o plano de negócio antes de começar esta empreitada, incluindo modos de obter financiamentos. Tenha motivação na ação e amor no coração! Sei que não é fácil, mas também sei que não é impossível!

Desejo sucesso para você, pequeno empreendedor, que trabalha incansavelmente para o seu sustento e de sua família. Mais uma vez eu digo: motive-se e terá sucesso!

2 comentários:

  1. Muitos detalhes são importantes para iniciar qualquer tipo de negócio, como exemplo, um perfeito equilíbrio entre receita e despesa, compromisso, ganhar a simpatia do cliente, tantas outras coisas e, como não se deve deixar de mencionar, a Motivação (tema central dos textos).

    ResponderExcluir
  2. Sim. Toda a infraestrutura, finanças, balanço, fluxo de caixa, são imprescindíveis em qualquer negócio. A motivação é o impulso, o motivo para iniciar qualquer empreendimento. Sem ela (motivação), o negócio esmorece e também a saúde psíquica...

    ResponderExcluir