quinta-feira, 24 de outubro de 2013

COMUNICAÇÃO É TUDO NO CAMINHO DA MOTIVAÇÃO


A comunicação, seja empresarial seja no trato social, é de extrema importância na dinâmica do trabalho, dos objetivos propostos e na firme mudança para melhorias.

O ato de dialogar remonta desde o início da humanidade, seja por desenhos, passando pela comunicação oral e escrita. O ser humano precisa se comunicar para sobreviver. A comunicação é uma ferramenta de grande importância na transformação do planejamento para a ação, mantendo uma cumplicidade de engajamento e foco. Para o líder, é importante manter a rotina de diálogo, como duas pessoas próximas, sem preconceitos, sem pré-julgamentos. Para que esta comunicação floresça, deve haver proximidade entre as partes, com uma menor distância possível do líder com seu liderado, buscando uma linguagem simples, aberta, objetiva e, claro, eficaz em render bons resultados e manter a equipe motivada no bem comum.

Esse mínimo de distanciamento faz com que haja uma intimidade no diálogo, uma maior confiança entre as pessoas, uma homogeneidade do grupo em busca do ideal almejado. Todos caminharão na mesma direção quando se tem uma comunicação sincera. Nos dias de hoje, esta comunicação sincera, sem viéses de interpretação, promove um diálogo verdadeiro e cativante. Os liderados, ao perceberemos isto no líder, sentem-se mais confiantes e orgulhosos da empresa em que trabalham.

Para o líder não basta falar, ele deve escutar. Escutar de verdade significa aceitar o bom e o ruim, saber compreender e ouvir críticas, mesmo pessoais ou profissionais, mantendo um relacionamento maduro com seus colegas de trabalho. Parece fácil, mas é preciso maturidade em aceitar as próprias limitações e fracassos no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

 Acredito que a melhor forma de liderança seja pelo exemplo. Nós definimos os objetivos baseando-nos no apoio das equipes, motivando-as a alcançarem os objetivos com dignidade, humildade, comunicação constante durante todo o processo de trabalho, comprometidos com o sucesso, com o aprendizado, com a qualidade de vida pessoal, profissional e social.

 

 

2 comentários:

  1. A boa comunicação e diálogo entre pessoas em qualquer ambiente, seja familiar, empresarial etc, é essencial e parece ser a máxima que todo líder (pais, educadores, empresários, políticos) deve ter como regra de procedimento e conduta.

    ResponderExcluir
  2. Comunicação é fundamental. Foi comprovado por pesquisa entre empresas, que a comunicação é responsável por 99% do desempenho das empresas. 99%! Realmente, a comunicação é a essência da motivação e da liderança.

    ResponderExcluir