segunda-feira, 21 de outubro de 2013

AS EMOÇÕES SÃO FATORES PREPONDERANTES PARA O EQUILÍBRIO E MOTIVAÇÃO


Para termos uma vida saudável, é importante termos consciência que saúde não é apenas física e mental, mas também espiritual e emocional

As emoções são fatores preponderantes para nosso equilíbrio. À medida que os anos passam, temos emoções boas e ruins, de acordo com a nossa reação frente às situações cotidianas. Você já se deixou levar por emoções ruins quando avista alguém que te causou algum dano moral ou emocional? Claro que sim; aliás, que de nós nunca teve esse sentimento? Porém, nossos pensamentos frente às situações desgostosas é que irão ditar nossas atitudes.

O pensamento mora dentro de nossa mente, mas não exercemos controle sobre ele, não é mesmo? Entretanto, podemos devemos exercitar o “distanciamento” de julgamentos que fazemos. Por exemplo, na convivência com os colegas no ambiente de trabalho: quando você é ofendido e humilhado, tem duas saídas: mágoa ou superação. Na primeira, você remoe toda a cena mil vezes na sua cabeça durante todo o dia. Sem perceber, você pré-julga aquele que te proferiu palavras que, obviamente, você não gostou e se esquece e nem se importa com todas as outras pessoas ao seu redor que também fazem parte do seu dia. Percebe? Você internaliza uma situação que te desmotiva, irrita, gera pensamentos depreciativos e você, somente você, se deprime e passa a julgar a todos de forma negativa. Quem te ofendeu (eu creio que as pessoas somente nos ofendem se nós quisermos) nem toma conhecimento do quanto você se transformou...

Por outro lado, se você optar pela superação e se distanciar daquela situação que está vivendo no exato momento, por pensamento consciente de que aquilo não vai te esmorecer nem te abalar, chegará à conclusão de que pode evitar que coisas pesarosas e negativas penetrem no seu íntimo. Esse exercício não é fácil, mas também não é impossível. É um exercício diário, com erros e acertos, “policiamento” constante de nossas ações e reações. Você, com o tempo, concluirá que ter vida saudável significa “alimentar-se” de bons pensamentos, emoções equilibradas, controle sobre a alimentação, além de exercitar-se adequadamente. A mente sã facilita à motivação por um corpo são.

Deixe-se levar por este caminho, pois ele te levará à felicidade e ao bom relacionamento consigo e com os outros.

2 comentários:

  1. Realmente a forma como lidamos com nossas emoões refletem muito em nossos comportamentos e ações.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Beth, nossa mente é nosso guia. Mente com pensamentos negativos, caminharemos para a ruína. Mente com pensamentos positivos, o mundo será nosso e o bem se estabelecerá.

    ResponderExcluir