sexta-feira, 27 de setembro de 2013

"ENVELHECER COM SABEDORIA É VIVER COM QUALIDADE DE VIDA" (Leo Pessini)

No longo caminho para a liberdade, passamos por fases na vida e temos momentos e pensamentos próprios da idade. Especificamente hoje, comemoramos o Dia Internacional do Idoso.

A fase de maturidade no seu auge é o que caracteriza esta etapa tão cheia de experiências, repleta de sabedoria, que torna-se imperativo , principalmente nos dias de hoje, render homenagens e profundos agradecimentos aos nossos idosos.

Saber envelhecer é uma arte; exige profunda paciência, humildade e reconhecimento de que chegaremos nesta fase tendo plena consciência de nossa capacidade e limitações que o tempo nos imporá.

Como é bela a sabedoria nas pessoas de idade avançada! Os idosos, por terem passado por tantas situações, privações, contentamentos, dificuldades e alegrias, podem e devem manter-se com a cabeça erguida, maravilhosamente graisalha, olhando-se com orgulho no espelho e dizendo para si e para todos nós: "Envelheci com elegância e satisfação e estou disposta a braçar a todos e a mim mesma, pois me sinto ainda a desabrochar para esta fase maravilhosa".

Amigos, respeitem nossos idosos, em nossas famílias, no ambiente profissional e social. Lembrem-se: a velhice desabrocha, pouco a pouco e de modo imperceptível, em cada um de nós.

2 comentários:

  1. Não sabia que hoje é o dia dos idosos. A velhice faz parte do ciclo natural da vida, mas é considerada um dos quatro sofrimentos. Decerto que a velhice acumula sabedoria, experiência.
    Como vc menciona no 3º parágrafo, saber envelhecer é mesmo uma arte, pois a velhice traz limitações, angústias, talvez devido ao fato de sentir a proximidade da morte. E, como não temos como escapar desse ciclo, há que se aprender a envelhecer da melhor maneira possível. E devemos sim respeitar , compreender e amar nossos idodos. Em casa eu tenho minha mãe que é idosa
    e procuro sempre dar meu apoio, amor e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Envelhecer está nas atitudes e pensamentos que alimentamos em nossa mente. A velhice faz parte do ciclo da vida; não escapamos. É preciso ter paciência com o idoso, respeito, sabendo que a sabedoria "reside" neles e seremos "aprendizes" ao escutarmos seus ensinamentos e conselhos.

    ResponderExcluir