quinta-feira, 19 de setembro de 2013

É PRECISO PARAR PARA ENTENDER A ANGÚSTIA DENTRO DE NÓS

A angústia é um sentimento profundo que acompanha toda a história da humanidade. Ela se apresenta em todas as áreas em que atuamos, em todos os momentos, em cada coração pulsando...Por vezes, ela é benigna, significando que estamos vivendo uma situação dolorosa ou frustrante. É preciso parar para compreender o real significado deste sentimento, analisar suas causas , para, então, seguir em frente sabendo das prórpias limitações e tendo consciência de que temos medos, inseguranças e tristezas que necessitam ser "digeridas", colocadas "para fora" e, consequentemente, sermos libertados para seguirmos em frente. Infelizmente, nos últimos tempos, podemos vivenciar que o consumismo, o materialismo, querendo "repor" estas frustrações e "vazios" interiores com compras, aquisição de mais e mais bens, ou até (muito triste, mas é a mais pura realidade) entrar no círculo vicioso das drogas e do álcool.

À medida que tentamos evitar a angústia, coocando em seu lugar o consumismo, ela se tornará patológica, levando ao adoecimento, como a síndrome do pânico, depressão, ansiedade, psicose, autodestruição. É penoso quando vimos ou conhecemos pessoas que bebem exageradamente; só fazem isto para esquecerem de suas vidas, dos obstáculos que a nossa existência possui exatamente para nossa edificação.

Amigo leitor, pare e escute quem se encontra com esta dificuldade. Na maioria das vezes, não é necessário dizer algo; somente escutar já fará um bem muito grande. Juntos, todos podem encontrar saídas para os problemas mais diversos, motivos para agir de maneira plena e firme, com fé. Sabemos que a fé é uma energia espiritual vital e uma iluminação em nossa mente que nos capacita a ter certeza a respeito do que não se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário