sexta-feira, 9 de agosto de 2013

QUALIDADE E MOTIVAÇÃO


Hoje em dia, ouvimos falar muito em qualidade: dos produtos que adquirimos; do atendimento às pessoas; de entrega de encomendas; nos serviços de saúde; nas escolas, etc. Diariamente, assistimos pela televisão casos mais variados de boa e má qualidade. Mas o que significa exatamente "qualidade"?

Qualidade é quando se oferecem serviços ou produtos conforme as necessidades das pessoas, dentro de padrões pré-estabelecidos com normas vigentes, voltados para a melhor adequação ao uso. É procurar fazer certo à primeira vez, evitando desperdícios e retrabalho.

Para que todo o processo de planejamento, elaboração do produto/serviço, manutenção da qualidade, controle por meio de índices e/ou valores mensuráveis, até a correção de etapas que estão aquém do esperado, é preciso muita motivação e cooperação da equipe de trabalho.

É importante que os líderes, no ambiente do trabalho, capacitem seus funcionários, não impondo conhecimento, mas sim, estimulando e motivando as pessoas terem "paixão" pelo aprendizado, pelo que fazem.

Amigo leitor (a) - seja você líder ou liderado - inspire valores positivos, ética, ânimo, capacidade de estar disposto a dar o melhor de si sempre, mesmo com as limitações próprias que temos ou do ambiente que trabalhamos.

Nós podemos fazer a diferença. Nós podemos tirar de nós e das pessoas com quem convivemos o melhor de si, sem medo do desconhecido, do "ridículo" de inovar, de ter ideias e disposição para colocar em prática.
Coloque em prática também "aquele" projeto que há muito tempo você planeja e não tem coragem de implementá-lo. Sua chance é hoje!

2 comentários:

  1. Eu destacaria no texto as palavras "cooperação em equipe", pois nada se consegue se não houver apoio de todos os envolvidos em qualquer coisa que se faça.

    ResponderExcluir
  2. Equipe e fundamental para o sucesso de algum projeto. Juntos, podemos fazer qualquer coisa, desenvolver qualquer ideia. O sucesso pessoal e profissional acontece no conjunto, na ajuda mutua, no caminhar junto, transpondo obstaculos, recuperando folego para o tao sonhado resultado

    ResponderExcluir