quinta-feira, 8 de agosto de 2013

JÁ É HORA DE PROCURAR BONS VENTOS


Vocês sabem a origem da palavra oportunidade? Tive a dádiva de ler em um livro de Mário Sérgio Cortella (Qual a sua obra?, Editora Vozes), a história da palavra e quero muito compartilhar com vocês leitores.
A palavra oportunidade vem do nome de um vento que os romanos deram o nome. Aliás, este povo tinha o costume de dar nomes aos mais variados fenômenos, inclusive aos ventos. Havia um vento que eles apreciavam muito, pois este conduzia os navegantes ao porto, que era chamado de ob portus, ou seja, o “vento oportuno”.
Bem, toda esta explicação para quê especificamente? Para que nós possamos identificar na palavra oportunidade o “vento oportuno”, a chance que não podemos deixar escapar. De todos os acontecimentos e escolhas que fazemos todos os dias, há várias oportunidades que aproveitamos e “pegamos” de vez para irmos em direção à meta, ao “porto seguro”. Este “porto” constitui em nossa segurança, impedindo-nos de permanecer estanques diante das dificuldades, nos levando à terrível depressão e desânimo.
Quando perdemos a vontade e a motivação de buscar sempre novas oportunidades, ficamos inertes, prisioneiros da paralisia intelectual e da falta de opções. Daí, amigos, nos isolamos primeiramente por não querermos interagir com o mundo (por opção); porém, depois, permanecemos isolados por falta de opção...
O “porto seguro” nos impulsiona para frente, impedindo que fiquemos ilhados, sem alternativas nem perspectivas de melhorias. Peguemos, pois, esta oportunidade de vida melhor e mais ativa, motivando-nos constantemente em “navegar” em direção ao “porto”, tornando, assim, um hábito extremamente saudável para bem viver!

2 comentários:

  1. Parece que os nomes dados a cada palavra revelam mais do que se supõe.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Devemos aproveitar cada oportunidade, ou seja, o vento oportuno.!

    ResponderExcluir