segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A DÚVIDA É A MELHOR MANEIRA DE EVOLUIR


A dúvida nos faz ser humanos, falíveis e, claro, humildes em reconhecer que temos limitações, mas também motivação para mudança. Mas o que tem a ver dúvida com mudança?

A mudança vem da dúvida, que vem da humildade em nos reconhecer seres com virtudes e vícios. Quando uma pessoa diz não ter dúvidas, duas coisas você tem que ter em mente: ou é uma pessoa temerosa (com medo e extremamente defensiva) ou é uma pessoa incapaz de inovar, de mudar, de aceitar que se pode fazer de outros modos as mesmas coisas.

Atualmente, a globalização fez com que os acontecimentos e as notícias chegassem à nossa casa quase que instantaneamente. Gente que diz não ter dúvidas é perigoso, pois mantém-se na mesmice.

Em contrapartida, ter sempre dúvidas não é bom e nos escraviza. Acaba por cercear a nossa liberdade de pensamento e ação.

“A virtude está no meio”, já diz o provérbio. É importante mantermos o equilíbrio, porém questionando tudo sem ceticismo extremo, mas com a vontade e a motivação em fazer o melhor para si e para os outros.

2 comentários:

  1. A vida é feita de dualidades; assim, realmente para tudo há dois lados.

    ResponderExcluir