sábado, 2 de junho de 2012

"NO MEIO DA DIFICULDADE ENCONTRA-SE A OPORTUNIDADE". (Albert Einstein)

Qual deve ser o segredo daquelas pessoas que cedo já viram muitos obstáculos na vida, sofrimentos constantes, dificuldades financeiras, fome, doenças ou outras contrariedades; contudo, qual fênix “renasceram das cinzas”? E voaram e ainda voam alto? Será que são seres “especiais”, “predestinados”? Ou elas teem “sorte”?
Não, amado leitor, elas não teem sorte. Elas possuem Perseverança. A vida nos traz todo tipo de situações: boas, muito felizes, tristes, amargas, trágicas. Essas pessoas passam, alguns mais outros menos, por privações físicas, psicológicas, emocionais, em diferentes momentos da vida. Quando se dão conta, estão à deriva, presos a um toco de madeira e só teem uma saída: ou enfrentam a situação arriscando a própria vida ou morrem. E, incrivelmente com uma força interior, elas decidem enfrentar! Olham de frente para as dificuldades e não desistem. Sabem que não é fácil; muitas vezes consomem todas as suas forças e decidem “pular” no escuro, sem saber se terá quem as ajudem do outro lado. Vocês acham que essas pessoas não estão com medo? Sim, elas teem muito medo, mas também coragem de arriscar toda a vida, todo o intelecto, a pouca força que possuem, a saúde, em prol da oportunidade de reverterem a situação a próprio favor.
É exatamente nas dificuldades que podemos encontrar as oportunidades. Afinal, ela (a oportunidade) só aparece para os que a procuram. É batendo frequentemente à porta que ela se abre, como disse o maior educador de todos os tempos: Jesus Cristo. Deus está constantemente conosco, ao nosso lado, percorrendo as mesmas trilhas e veredas que nós, mostrando as inúmeras chances e ensejos para nossa felicidade. 
O medo do fracasso, do insucesso nos levará exatamente ao fracasso e ao insucesso. As situações amargas e tristes da vida, os “limões” que nos deparamos, nos fazem “engolir” com sofreguidão, e com contrariedade a digestão se faz. Quantos de nós já ouvimos esta frase de “fazer com o limão uma limonada”? É complexo, mas é a mais pura verdade. É difícil, mas necessário e imperioso, senão pereceremos nesta vida.
É interessante quando fechamos os olhos e tentamos ver, como um filme, toda a nossa existência, as alegrias, tristezas, as dificuldades, os sucessos, fracassos, as lágrimas e sorrisos. Fazemos um mapa na mente, alinhavamos os fatos e, como um facho de luz, compreendemos como tudo em nossa vida é harmônico, tudo se entrelaça e faz sentido. Sim, é nosso Criador que nos guia pela mão e nos conduz para caminhos nunca antes percorridos por nós, a fim de ensinar-nos como novas e grandes oportunidades se escondem nas intempéries do ser.

6 comentários:

  1. Lições preciosas como esta fortificam a jornada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Stella. Pessoas como você, que acompanha o blog, enriquecem a jornada,rumo ao sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Bianca, e a pouco tempo me descobri no meio de um turbilhão de pensamentos, dores, lágrimas e sentimentos chamado DEPRESSÃO.
    No caminhar da doença e auxiliada por uma psicóloga, descobri que escrever dá ao depressivo um grande alívio.
    Hoje tenho um Blog, onde a intenção é a troca de experiêcias, palavrras de força, entre outras coisas que nos fazem Bem.
    DescoBri tamBem que gosto de escrever poesias. E estou começando a postá-las lá.
    ParaBéns pelo Blog e aguardo uma visita sua ao meu.

    http://juntoscontraadepressao.webnode.com/

    BJUS
    BIANCA GORKI.

    ResponderExcluir
  4. Bianca, fico contente em saber que você acompanha as matérias do blog.Na vida, passamos por momentos tranquilos e difíceis, que muitas vezes não sabemos o porquê. MAS ACREDITE, SUA FORÇA INTERIOR PODE MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA! Contnueacopanhando diariamente as matérias do blog. Você pode mais,muito mais!

    ResponderExcluir
  5. Este belo texto me fez lembrar da Flor de Lótus, que se desenvolve num pântamo lamacento e é conhecida na India e no Japão como o símbolo da espiritualidade, pois nasce num meio desfavorável e transforma-se numa belíssima flor.
    "E, como mencionado no texto, o limão azedo transforma-se numa deliciosa e DOCE limonada"
    Boa tarde de domingo!
    Elisabeth de A. Pinto

    ResponderExcluir
  6. Elisabeth, é muito bom compartilhar com você estes escritos. Sim, a flor de Lótus "renasce" de um meio inóspito e se transforma em uma bela flor. Há momentos na vida em que estamos tranquilos e momentos em que passamos por angústias. É importante ter em mente que podemos "adoçar" a vida vendo oportunidades para fazermos de nossa vida um magnífico espetáculo! Bom Domingo e excelente semana pra você.

    ResponderExcluir